Gestão de Fornecedores / Gestão de Processos / Gestão de Terceiros / Gestão de Contratos / Software Jurídico

Nosso Blog
  • Legal Control

Certificados digitais agilizam processos e contribuem com os negócios, afirma especialista.

A tecnologia e a modernidade trouxeram agilidade para diversos procedimentos, tanto que aguardar processos e aprovações burocráticas se tornou, em muitos casos, algo prejudicial para os negócios.


Uma tecnologia que agiliza a tratativa de documentos são os certificados digitais, que se tratam de documentos eletrônicos utilizados para identificar pessoas e empresas no mundo virtual, através de criptografia de dados. O que garante a autenticidade e confidencialidade dos arquivos.


Recentemente, a empresa de tecnologia e gestão jurídica Legal Control estabeleceu uma parceria com a Certisign, especializada em Identificação Digital e Segurança da Informação. Em entrevista, Pamela Pedro, executiva da empresa de gestão jurídica falou a respeito das vantagens oferecidas pelo certificado digital, “estamos em uma nova fase da transformação digital e ambiental, na qual as pessoas não podem mais aguardar um documento ter firma reconhecida, ou ainda imprimir várias folhas para serem assinadas, arquivadas digitalmente e compartilhadas”, afirmou Pamela, que ainda acrescenta,


“Observo que o tempo despendido com burocracia gera a diminuição da celeridade nos negócios, onera a operação com o gasto de impressão, cartório, portador, o custo da hora do envolvidos, além de majorar a chance das corporações perderem o controle desse processo de assinaturas”.


Além de agilizar processos, a utilização de certificados digitais possibilita que as empresas adotem medidas sustentáveis, através da redução da quantidade de papeis impressos. O documento digital pode substituir uma assinatura de punho autenticada.

A automação da elaboração dos documentos, atrelada à assinatura digital ou eletrônica, otimiza consideravelmente o tempo entre a negociação e a validação do contrato, reconhece Pamela, “por esses motivos nós resolvemos agregar essa praticidade ao nosso sistema de gestão dos contratos, documentos, procurações e terceiros”.


Também há mais agilidade, por exemplo, na renovação de um contrato, de uma procuração, ou acordo. “Sem deixar de mencionar a redução do custo operacional que as empresas passam a sentir, imediatamente no caixa” conclui a executiva.


Por Rafael Biazi, da redação LexPrime.

Siga-nos:

Endereço: Av. Marques de São Vicente, 587 - Cj 14 - Barra Funda - São Paulo - SP.